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Métrica - Throughput - Medindo o número de entregas da equipe

 


A Gerência sempre precisa conhecer a capacidade de entrega de suas equipes. Medir o número de entregas de uma equipe ajuda a responder a questões como: 

  • Quantas demandas a equipe consegue entregar em um espaço de tempo?
  • A equipe está aumentando o número de entregas?
  • Existe algum impedimento ou gargalo comprometendo a capacidade de entrega da equipe?
Saber responder a estas questões ajuda a gerencia a realizar um melhor planejamento do atendimento ao cliente, melhorando sobretudo a previsibilidade quanto aos prazos de entrega dos projetos.

A métrica Throughput

Esta métrica determina quantas demandas foram entregues em um determinado período de tempo pela equipe. Ela informa o quanto a equipe consegue entregar em um período de tempo que pode ser um Sprint, um mês, uma quinzena. É importante dizer que a unidade de tempo depende do contexto de cada equipe. Não há um padrão ou norma para isso. Sendo assim, use a unidade de tempo que melhor de adapta ao seu contexto.

O que é uma demanda entregue?


A definição de Pronto aqui é fundamental pois somente podem ser considerados para contabilização pela métrica Throughput os itens de trabalho considerados prontos. Itens incompletos ou cancelados não devem ser considerados na medição da métrica Throughput. Nunca considere um item de trabalho entregue se ainda existem etapas posteriores no fluxo do processo de desenvolvimento pelas quais o item de trabalho ainda deverá passar. 

Muitas equipes consideram o item de trabalho entregue quando o desenvolvimento é concluído e o item é disponibilizado para homologação do cliente ou ainda quando o item de trabalho é homologado pelo cliente. Nada pode causar maior falsa impressão de progresso. 

Throughput e Velocidade da Equipe

É importante esclarecer que o Throughput não é o mesmo que a Velocidade da equipe. A velocidade mede o número de pontos de história de usuário entregues, sendo que o conceito de Ponto de história do usuário está relacionado com o esforço necessário para o desenvolvimento de um item de trabalho. Já a métrica Throughput mede o número de itens de trabalho que foram entregues em um período de tempo. Desta forma, em uma iteração podem ser entregues apenas 4 demandas, totalizando 45 pontos de história do usuário. São portanto, medidas diferentes, sendo uma voltada ao esforço de construção ( pontos de história do usuário ) e a outra a produção realizada pela equipe ( Throughput ).

Representação do Throughput

A representação do Throughput de uma equipe pode ser feita com o uso de um gráfico de colunas que considere o número de itens de trabalho entregues ao longo de um período de tempo.



Uma alternativa ao gráfico de barras é o gráfico de linhas com pontos, como mostra o exemplo abaixo:



Categorizando as Entregas da Equipe

Apenas medir o número de entregas realizadas sem contudo saber o que está sendo entregue não garante que o que estamos entregando irá agregar valor ao negócio do usuário. Entregas podem ser correção de erros, melhorias mas não necessariamente novas funcionalidades priorizadas pelo Dono do produto. Assim é uma boa ideia, categorizar os itens de trabalho, quanto ao seu objetivo a fim de que seja possível, de fato, avaliar se o que está sendo entregue, realmente agrega valor ao negócio do cliente.




Categorizando os itens de trabalho entregues ajuda na análise do que a equipe está entregando ao longo do tempo. É possível analisar, em cada intervalo de tempo, no exemplo acima, em cada sprint, quantos itens foram entregues para as funcionalidades, para erros e para melhorias e assim o gestor pode direcionar os esforços a fim de produzir entregas de maior valor para o cliente, focando nas funcionalidades ou melhorar a qualidade do produto, focando na correção de erros, tudo dependendo do contexto de cada projeto.

Fatores que influenciam Queda do Throughput

Existem alguns fatores que podem influenciar no número de itens de trabalho entregues pela equipe. Estes fatores devem ser trabalhados rapidamente pelo Gestor a fim de não haver queda no Throughput da equipe.

  • Itens de trabalho mal definidos, que não foram refinados adequadamente para que a Equipe possa trabalhar neles. Exemplo muito comum e que ocorre com frequência são as histórias do usuário sem os critérios de aceite ou os testes de aceitação definidos.
  • Débitos técnicos - Reescrever parte do código ou revisar a arquitetura do produto para integração com nova tecnologia, o que também envolve retrabalho.
  • Gargalos no processo - Equipe de testes sobrecarregada ou implementação com problema
  • Mudança de escopo - Durante a execução da iteração, o dono do produto surge com novas funcionalidades ou novas regras de negócio que devem ser priorizados pela iteração em andamento.

Acompanhamento do Throughput

O ideal é o acompanhamento semanal a fim de detectar alterações na cadencia de entrega da equipe e providenciar as ações corretivas para que a cadencia volte ao normal o mais rápido possível.  Identificar os problemas com antecedência é fundamental para se ter tempo para corrigi-los, portanto a acompanhamento semanal do Throughput é uma prática recomendada.




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